dicas sobre tudo

Choque térmico nao e desculpa para adoecer!!

Diferença de temperatura só afeta quem sofre de alergias respiratórias

Na rua, um calor de matar. Dentro do carro e do escritório, alívio: o ar condicionado refrigera e diminui o cansaço. E pode aproveitar o refresco sem culpa, porque a idéia de que o choque térmico prejudica a saúde não passa de lenda. Nosso organismo não adoece por causa de diferenças de temperatura , afirma o pneumologista Fernando Stugart, professor da Uninove, em São Paulo.

Segundo ele, não existe nenhum estudo que comprove a relação entre as oscilações de temperatura no ambiente e a baixa das defesas imunológicas do organismo. Sabemos somente que, nos casos de alguns problemas alérgicos, o chamado choque térmico pode precipitar o aparecimento dos sintomas. Mas o paciente já tem asma, rinite ou bronquite, ele não foi infectado pela variação de temperatura .

Os casos de alergia respiratória, no entanto, são mais comuns no inverno. Isso porque chove menos (com a umidade baixa, os vírus e os ácaros não se dissipam e as chances de contágio aumentam), além de haver mais aglomeração nos ambientes. As janelas ficam fechadas e, com baixa ventilação, a transmissão dos vírus da gripe é facilitada , diz o pneumologista Fernando Sanz Sogayar, do Hospital Metropolitano.

O ressecamento do ar provocado pelo ar condicionado também é prejudicial. Ele não só diminui a umidade como favorece crises respiratórias. Isso se deve ao próprio funcionamento do aparelho, que precisa de portas e janelas fechadas. Se a sala tem carpetes e cortina, é preciso ter o cuidado de limpá-lo com freqüência, tirando todo o pó. O mesmo vale para o filtro do ar condicionado, que precisa ser limpo duas vezes por semana no caso de aparelhos ligados diariamente , diz o professor universitário.

Por sua vez, o frio enfraquece as defesas do corpo. Como gastamos muita energia para manter a temperatura do corpo estável, ficamos mais suscetíveis a infecções , afirma Fernando Sanz. Mas isso só acontece se a exposição ao frio ocorrer por muito tempo. Não estamos falando daquela corridinha do escritório para o estacionamento . Tosse, dificuldade respiratória e dor de garganta são os sintomas mais comuns.

Os líquidos amenizam os sintomas nos dias quentes. Tomar cerca de dois litros de água por dia e instalar umidificadores de ambiente são medidas que previnem as alergias. Nos casos de crise, uma nebulização feita apenas com soro fisiológico pode trazer algum alívio. Mas não há necessidade de comprar um aparelho só para isso. O recurso serve como alternativa para aquelas pessoas que têm um familiar com asma e já contam com um inalador à disposição , afirma o pneumologista Fernando Stugart. Nesse sentido, ele alerta para os cuidados com a higiene dos acessórios, removendo qualquer vestígio de medicamentos ou agentes causadores de doenças.

Andar descalço ou lavar a cabeça não causa gripe, dor de garganta, resfriado e nem pneumonia. Esses problemas são causados por agentes infecciosos. Mas muita gente parece se esquecer disso , diz o médico Fernando Sanz.

Da sauna para a piscina
Se você faz parte do time que gosta de passar um tempo na sauna e, na seqüência, correr para a água gelada da piscina, pode ficar tranqüilo. O hábito é saudável e só traz ganhos à saúde (desde que você não seja hipertenso). O choque térmico causa uma taquicardia semelhante à de uma caminhada em ritmo forte, beneficiando a saúde cardiovascular, afirma o pneumologista do Hospital Metropolitano.

Achei aqui !!

Fui!! !!

Anúncios

Uma resposta

  1. Poxa, mas 4 entre 10 pacientes (adultos ou crianças) tem rinite!! :/
    A dica da água é realmente muitoo boa, afinal a água tem propriedades que fazem a diferença de temperatura mudar lentamente. x]

    16 de outubro de 2008 às 12:13 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s