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Quero começar a correr, o que eu faço??

Aqui vai a dica do personal trainer Thiago Cardoso formado em educação física!! Amigao meu!!

Muitas pessoas que têm a intenção de iniciar a prática de corrida acham que é só calçar os tênis, ir a um parque próximo e correr o quanto agüentar. Mas caso você esteja procurando um treinamento adequado e com segurança algumas variáveis devem ser levadas em conta.

O primeiro passo é procurar profissionais especializados para o acompanhamento antes, durante e depois do treinamento. Antes do treinamento deve-se procurar um médico para que alguns exames sejam feitos; recomendam-se testes cardiológicos e alguns exames (como hemograma, por exemplo). Um ortopedista também é muito interessante para recomendar o tênis mais apropriado para o seu tipo de pisada. Paralelo aos resultados destes exames entra a importância do profissional de Educação Física para a avaliação da condição física e cardiorrespiratória atual e prescrição do treinamento mais adequado ao seu biotipo e aos seus objetivos.

Falando de objetivo, você precisa saber qual é o real motivo que impulsiona a sua prática de corrida. Esse motivo pode ser entrar em forma, manter o condicionamento físico em dia, provar que é capaz de completar uma maratona, conhecer outras pessoas, enfim, o seu motivo. Lembre-se sempre dele quando estiver buscando um ânimo para treinar mais um dia. Com esse objetivo em mente fale sobre ele para o seu treinador que vai montar juntamente com você o planejamento de treinos ideal aliado à sua rotina de vida. Quanto mais turbulenta a sua vida, mais recomendada é a prática de atividades físicas.

Com a inserção de um hábito saudável que é a corrida, a maioria das pessoas fica motivada a colocar mais um hábito saudável na vida: uma boa alimentação. Para tal um nutricionista é a pessoa mais indicada a prescrever a alimentação ideal para essa nova rotina de atleta amador que trabalha, estuda, cuida da família, enfim, é refém do mundo moderno.

Um corredor, mesmo que amador, deve se vestir como tal. Recomendam-se tênis apropriados ao tipo de pisada, shorts ou calças que proporcionem conforto para a prática da corrida, camisetas que não retenham suor no calor, que não façam que você sinta as baixas temperaturas e que, na medida do possível, sejam inimigas dos maus odores. Aliado a esse vestuário básico do corredor, entram meias e freqüencímetros; meias adequadas não retém suor, ajudam na transpiração dos pés e diminuem os riscos de bolhas enquanto os monitores de freqüência cardíaca maximizam os resultados do treinamento. Para a aquisição dessas peças pode-se contar com a ajuda de um profissional de Educação Física.

Agora que você já iniciou a prática da corrida experimente correr com outras pessoas, que pode deixar seu treinamento muito mais prazeroso, experimente correr algumas provas na sua cidade e sempre reavalie o seu programa de treinos. Mantenha o hábito de registrar como foi o seu treino a cada dia.

Bem vindo ao mundo da corrida. Aproveite os benefícios.

O site da equipe de corrida dele e ESTE !!

Fui!! !!

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Uma resposta

  1. socorro alencar

    tenho 48 anos, estou sem correr faz muito tempo.
    gostaria de começar a correr.
    estou acima do peso 8k.
    objetivo: melhor qualidade de vida.

    15 de abril de 2010 às 1:04 pm

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