dicas sobre tudo

Voto nulo: A verdade

QUER VOTAR NULO??? VEJA O VIDEO ANTES e leia abaixo!!!

Voto nulo

É considerado voto nulo quando o eleitor manifesta sua vontade de anular, digitando na urna eletrônica um número que não seja correspondente a nenhum candidato ou partido político oficialmente registrados. No caso de uso de cédula de papel, é nulo o voto quando o eleitor faz qualquer marcação que não identifique de maneira clara o nome, ou o número do candidato, ou o número do partido político. São nulos, igualmente, os votos cujas cédulas contenham elementos gráficos estranhos ao ato de votar. O voto nulo é apenas registrado para fins de estatísticas e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.
1. VOTAR NULO CAUSA ANULAÇÃO DE ELEIÇÃO?

Não. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.
4. QUAL A CONSEQUÊNCIA SE VOCÊ VOTAR NULO?

O voto nulo não é computado no total de votos válidos. Assim, se você votar nulo poderá estar favorecendo a vitória de um candidato ruim, pelo abandono de sua oportunidade de escolher conscientemente o seu representante. A não participação no processo eleitoral poderá acarretar uma realidade política prejudicial a todos.

5. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VOTAR NULO E VOTAR EM BRANCO?

O voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção “Branco” e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo é aquele que não corresponde a qualquer numeração de partido político ou candidato regularmente inscrito. Tanto o voto nulo como o em branco não são considerados na soma dos votos válidos.
Mas saiba que é importante que você participe e vote, para melhorar a sua cidade.

Visitem o site do TSE!!! ele TEM TUDO que vc precisa saber sobre as eleicoes!!!

By:. Natasha Passos

Anúncios

4 Respostas

  1. Ligia

    Oi, mesmo sabendo que não iremos anular a eleição,o meu voto será NULO. Essa foi a única forma que encontrei de dizer ao mundo, que não concordo, não aceito, a politicagem que assistimos passivamente nesse país, a todos esses escândalos dos últimos anos, e mais que tudo, a baixaria que foi a campanha eleitoral desses dois canditados a presidência. Um acusa o outro de incompetente, de conivente com a corrupção,e outras coisitas mais… Nenhum mostrou uma real proposta de governo, ficando só na demagogia barata dos antigos líderes populistas. Votar nulo é dizer que não quero nenhum dos dois candidatos como Presidente do Brasil.

    30 de outubro de 2010 às 11:25 pm

  2. É de ficar confuso mesmo, esta lei realmente não foi revogada… mas o entendimento do STE sobre a nulidade de votos que é diferente do dicionario de portugues…. somente o entendimento deles que vale, independente de quantas leis tenham sobre o assunto e a vontade popular…. esse é o problema da nossa legislação muitas vezes ambígua e muitas vezes cheias de lacunas……

    29 de setembro de 2010 às 12:31 pm

  3. Carla

    Agora eu fiquei confusa.
    Segundo a legislação se mais de 50% votar nulo, é obrigado haver nova eleição, não necessariamente com outros candidatos….

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4737.htm
    é o artigo 224…
    e ele não foi revogado! o.O

    28 de setembro de 2010 às 10:15 pm

  4. Pingback: Como votar nulo? « OnDica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s