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CAMPANHAS NOS MEIOS DIGITAIS: MARINA SILVA!!

Site da Marina Silva

Vivemos a era da internet. Com isso, há cada vez mais integração do mundo real, sólido, com o virtual, intocável.

Verdade é que sem a internet não teríamos tantas facilidades e comodidade na busca e compartilhamento de informações. Sem internet, este blog não existiria, assim como Barack Obama dificilmente ganharia as eleições presidenciais dos EUA.

E é com inspiração na bem sucedida campanha digital de Obama que os políticos brasileiros mergulharam na rede mundial para pescar eleitores.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42 por cento da população brasileira tem acesso à internet. Pensando nisso, nossos candidatos investiram em sites, redes sociais e campanhas específicas para internet.

Hoje comentarei a campanha da Marina Silva, candidata do PV à presidência, que, como todos os outros candidatos, possui uma equipe de comunicação treinada, sites bem produzidos e muita grana investida.

Uma das medidas interessantes de Marina foi disponibilicar na internet suas diretrizes de governo e dar liberdade aos internautas e eleitores para intervir e colaborar no aprimoramento de seus planos. Dessa forma, vejo eu, a candidata aproxima-se de seu público, definindo o objetivo que já começa no título de seu website: ‘Minha Marina’.

A candidata também está no twitter, divulgando notícias, vídeos e tudo que envolva sua campanha eleitoral. É claro que não é a própria Marina quem twitta, ao contrário de Serra, o que já dificulta a aproximação do público. Fica claro o teor jornalístico e sintético dos tweets, voltados só para divulgação. Seria interessante se Marina interagisse com o público diretamente, twittando pensamentos e ideias particulares. É essa a fórmula que tem dado certo com os famosos e seus fãs. Não seria diferente na política.

Mais uma das estratégias copiadas de Barack Obama são as doações do eleitorado para custear a campanha dos candidatos. No Brasil, alguns problemas burocráticos quase impediram que esta medida fosse legalmente válida, mas foram aprovadas e no site de cada candidato já é possível que o eleitor doe a quantia que quiser e puder.

Doe aqui!

Marina Silva também possui um blog para divulgar notícias relacionadas aos seus planos de governo. Infelizmente, o blog também é alimentado por sua equipe de campanha, mas já vale como estratégia.

Apesar de todas essas medidas para atingir o público que acessa a internet, a forma mais eficaz de atingir os eleitores é a televisão. De acordo com pesquisa Datafolha, apenas 7 por cento dos 135 milhões de eleitores brasileiros preferem a internet como forma de obter informações sobre os candidatos. Já 65 por cento deste eleitorado, preferem a televisão.

É uma disputa avassaladora com vitória da televisão, mas não indica que as campanhas online sejam ineficazes. Pelo contrário, a internet possibilita a participação do eleitor mais interessado.

Por enquanto, as campanhas via internet não têm gerado muito resultado, mas já é uma forma de divulgação válida.

Achei aqui !! !!

Fui !! !!

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